Comprometa-se virtualmente

No passado, os casamentos eram um compromisso apalavrado entre duas famílias, cristão era aquele que levantava a mão e afirmava “Jesus Cristo é Senhor” e negócios aconteciam quando duas pessoas davam as mãos e diziam: “fechado”. Eram celebrações orais. Séculos depois, os compromissos tinham que ser também “por escrito”… e os advogados multiplicaram-se pelo mundo. Agora, passamos a considerar real o que foi postado na Internet. A esposa sofre quando o marido afirma que não a ama mais, administra a situação quando ele entra com o pedido de divórcio no cartório, mas ela desiste do casamento quando ele posta na Internet que está com um relacionamento sério com a outra. No passado, quando eu precisava saber sobre o caráter de uma pessoa, eu perguntava aos vizinhos dela. Hoje, a gente faz uma consulta na Internet para ver o que está postado sobre ela.

É triste que a palavra tenha perdido parte do seu valor e devemos trabalhar para recuperar isso, mas é fato que a escrita acrescentou muito à nossa vida. Algo semelhante ocorre com a Internet.
É preciso entender que a realidade era basicamente oral; depois, oral e escrita e, agora, oral, escrita e virtual.
Compromisso é compromisso, qualquer que seja a realidade e alguns deles exigem publicidade, como é o caso do casamento e da fé.
Anúncios

Um comentário sobre “Comprometa-se virtualmente

  1. O que dizer,muito bom, muito apropriado para o momento que vivemos. Compromisso é compromisso, em qualquer época. pois nosso Deus continua o mesmo, sua palavra não muda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s